Pular para o conteúdo principal

"Quero radicalizar com propostas e ser advogado do RN", diz Ney Lopes


Ney: “Tenho serviços prestados e acredito no voto livre. Chegarei a todos os conterrâneos pelos recursos da mídia social e o boca a boca”. Foto: José Aldenir

Pré-candidato ao Senado, ex-deputado federal quer a volta do crédito educativo que beneficiava universitários carentes

Por Alessandra Bernardo/AGORA RN

“Minha campanha será radical, não contra pessoas ou adversários, mas em propostas que melhorem a vida do RN e do Brasil”, afirmou o pré-candidato ao Senado Ney Lopes (PMB), em entrevista exclusiva ao AGORA RN.

Advogado, jornalista, procurador federal, ex-deputado federal por seis mandatos e ex-presidente do Parlamento Latino-Americano, ele falou sobre suas propostas e prioridades e como pretende levar sua campanha eleitoral, sem recursos do Fundo Eleitoral e horário de TV mínimo.

AGORA RN – O que o levou a se decidir a ser pré-candidato a senador pelo RN?

NEY LOPES – Desejo voltar a ser o “advogado do RN” no Congresso Nacional, resgatando o trabalho permanente do parlamentar que fui, sempre na lista dos cem melhores deputados do país, em escolha do PT, através do órgão sindical DIAP.

Diante da minha longa experiência – seis mandatos de deputado federal -, achei que não devia me omitir, quando o Estado e o país atravessam seríssima crise sanitária, econômica e política.

Estou concorrendo pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), que não dispõe de recursos do Fundo Eleitoral.

É um grupo de idealistas, de centro, que pretende impulsionar a política nacional, de forma a valorizar mulheres e homens, visando alcançar o desenvolvimento sem caráter excludente e discriminatório de quem quer que seja.

AGORA RN – Como o senhor analisa os pré-candidatos ao Senado apresentados, até agora?

NEY LOPES – Com profundo respeito.

Todos têm postulações legítimas.

Caberá ao eleitor analisar e escolher.

Pessoalmente, submeto a minha vida pública a julgamento, prestando contas do que já fiz e anunciando o que posso fazer.

Graças a Deus, gozo de saúde para esse trabalho.

Ganhar ou perder será normal.

Peço a Deus que só me favoreça, se for para exercer um mandato livremente, sem amarras políticas, sendo fiel a quem acreditar em mim.

AGORA RN – O Brasil 35 tem candidato a presidente e a governador do RN?

NEY LOPES – Na disputa pela presidência da República, o partido, até o momento, deixa o eleitor livre.

Para o governo do Estado, o partido apoia Clorisa Linhares, com militância política, empresária, formada em Direito e Ciências Sociais.

É uma candidata competente, que debate o futuro do RN, com humildade e firmeza.

Quem conhecê-la acreditará nela.

AGORA RN – Em um partido pequeno, sem dinheiro e horário de TV mínimo, como o senhor fará sua campanha eleitoral?

NEY LOPES – Com força de vontade e idealismo. A cabeça do eleitor mudou muito.

Em eleições majoritárias, valem pouco as estruturas partidárias milionárias de marketing e apoios políticos.

Pessoalmente, sou conhecido no RN, por ter sido sempre votado em todos os municípios.

Tenho serviços prestados e acredito no voto livre do povo.

Chegarei a todos os conterrâneos pelos recursos da mídia social e o “boca a boca”.

Irei onde for possível.

AGORA RN – Como será sua campanha?

NEY LOPES – A minha campanha será radical, porém, não contra pessoas, ou adversários, mas em relação às propostas que melhorem a vida do RN e do Brasil.

O eleitor quer ouvir alternativas para enfrentar os imensos problemas após a pandemia.

Radicalizarei nesse debate de propostas, sugerindo desde já que os meus concorrentes aceitem a promoção de “debate públicos” durante a campanha, em regiões do Estado, para o eleitor conhecer melhor a todos.

Entidades idôneas, senão a própria justiça eleitoral, poderão coordenar esses debates.

AGORA RN – Quais suas propostas para os potiguares?

NEY LOPES – Preocupam-me as dificuldades hoje enfrentadas pelos mais pobres, decorrentes da desigualdade social; da classe média, inclusive pequenos e médios empreendedores, sufocados pela redução progressiva da renda e certas injustiças no sistema de previdência social, um dever do Estado, que precisa sempre proteger quem dele necessita para sobreviver.

Na Reforma da Previdência, é necessário mudar, para somente aplicar as mudanças que prejudicaram direitos dos segurados para aqueles que vierem futuramente ingressar no sistema.

Os atuais têm história e planejamento de vida e não podem sofrer sobressaltos.

Países europeus fizeram assim.

Quanto a recursos para suprir o déficit previdenciário, existem muitos, a começar pela taxação de lucros e dividendos.

O Brasil é único no mundo que não taxa.

Recentemente, a Petrobrás distribuiu R$ 40 bilhões de dividendos e ninguém pagou Imposto de Renda.

Sempre defendi que a modernização da CLT deveria seguir a OIT (Organização Internacional do Trabalho), cuja orientação é promover a liberdade sindical, através da negociação coletiva.

O trabalhador é livre para aceitar ou não negociar.

Os sindicatos de trabalhadores mais fracos poderão ter assistência das Centrais, ou dos maiores para evitar injustiças na negociação.

AGORA RN – Que temas englobam suas principais propostas?

NEY LOPES – Em 1975, propus a criação do crédito educativo, que vigorou 11 anos.

Os governos substituíram pelo Fies, que nada tem a ver com meu projeto. Lutarei pela volta dele.

Naquela época, o estudante de universidade pública era financiado em até três salários-mínimos, para o seu sustento, compra de livros, lazer, habitação, alimentação etc., sem prejuízo para financiar anuidades de instituições particulares.

Reapresentarei a proposta de criação no Grande Natal, ao lado do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, uma área de livre comércio (polo exportador e turístico), que pode gerar, a médio prazo, até 50 mil empregos diretos e indiretos.

Estamos no local ideal nas Américas, por ser geograficamente mais próximos da África, Europa, EUA e Canal do Panamá.

Deu certo no mundo todo e não pode dar errado no RN.

Também renovarei a proposta de regulamentação do art. 43 da Constituição para garantir a agroindústria nordestina – juros favorecidos, isenções, reduções ou diferimento temporário de tributos federais, prioridade para o aproveitamento econômico e social dos rios e das massas de água represadas ou represáveis nas regiões de baixa renda, sujeitas a secas periódicas.

Fiz esse projeto de  lei quando deputado, aprovado em três Comissões.

Saí da Câmara e tudo foi arquivado.

Por fim, terei compromisso com a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, na preservação da liberdade da pessoa física; de pensamento, opinião, religião, informação, artística, comunicação do conhecimento; expressão coletiva em suas várias formas de reunião e associação; ação profissional e liberdade econômica.

Agora RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Concurso elege a vagina mais bonita do Brasil; veja quem ganhou

Uma competição inusitada atraiu curiosidade e interessadas de vários locais do país para disputar o posto de vagina mais bonita do Brasil. Promovido pela influenciadora, escritora de contos eróticos e modelo de conteúdos adultos Ana Otani, de Balneário Camboriú (SC), o concurso chegou ao fim no domingo (28/11) e teve como vencedora uma carioca chamada Maitê Sasdelli. As informações são do site ND+. A ganhadora chegou a pensar que não conseguiria participar do concurso, por não ter sido selecionada entre as primeiras 16 vagas. No entanto, uma participante desistiu e Maitê foi chamada. Ela agradou os assinantes de um site adulto de Ana Otani e recebeu 59,3% dos votos na final da competição. O concurso teve início em 1º de novembro. As participantes, que se inscreveram pelo perfil de mentoria de Ana Otani no Instagram, foram apresentadas também por lá. Lá, ela também especificou as regras: os jurados foram os assinantes do site adulto que a influenciadora mantém, que manifestaram interess