Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal
Foto: Reprodução
Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade.
Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população.
1. Januário Cicco
Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio Grande do Norte.
2. João Câmara
Nascido em Taipu, João Câmara era um importante fazendeiro do estado. Criava gado e plantava algodão e é considerado um homem fundamental para o desenvolvimento do município de Baixa Verde, que hoje leva o seu nome. Foi Deputado Estadual em 1934 e senador em 1947. Quando morreu, era um dos nomes mais cotados para assumir o Governo do Rio Grande do Norte.
3. Padre João Maria
Considerado um santo por muitos, João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em Jardim de Piranhas e esteve à frente da antiga Catedral potiguar, em 1881. Foi muito conhecido por seu trabalho na área social, ajudando na luta contra a varíola e trabalhando fortemente pela libertação dos escravos, o que lhe rendeu o apelido de Pai dos Negros Forros. Criou a Escola São Vicente, destinada a crianças carentes e morreu em 1905, vítima de varíola. Sua morte abalou a cidade e, desde então, é lembrado como O Santo de Natal.
4. Pedro Velho
Médico, farmacêutico e proclamador da República do Rio Grande do Norte, Pedro Velho foi o primeiro governador do estado. Além de fundar o jornal A República, foi ainda um dos mais importantes e influentes políticos da história do RN.
5. Café Filho
Café Filho foi o primeiro potiguar da história a assumir a Presidência da República. Há controvérsias sobre o local de seu nascimentos: uns defendem que foi em Natal e outros que foi em Extremoz. Cristão protestante, trabalhou como jornalista e atuou como goleiro do Alecrim Futebol Clube. Em 1934, foi eleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte. Em 1950, teve seu nome cotado para a Vice-Presidência da República e assumiu em 1954, após o suicídio de Getúlio Vargas.
6. Câmara Cascudo
Historiador, antropólogo, advogado, jornalista, secretário de estado e folclorista foi um dos maiores estudiosos da História do Rio Grande do Norte. Sua obra é gigantesca e engloba mais de 150 volumes. Nasceu e morreu em Natal, cidade que ele tanto amava, vivendo até aos 87 anos. Hoje, é impossível falar de cultura do RN e não falar de Câmara Cascudo.
7. Floriano Cavalcanti
Apesar de ter nascido em Belém, no Pará, Floriano era filho de famílias tradicionais potiguares. Veio para Natal, estudou em escolas como o Atheneu, se tornou advogado e voltou a ensinar. Foi deputado em 1926 e candidato ao Governo do RN em 1950, perdendo para Dix-Sept Rosado Maia. Destacava-se pelos seus incríveis discursos de orador nato.
8. Professor Luiz Soares
Luiz Soares nasceu em 1888 na cidade de Assú e formou-se em pedagogia em Recife. Foi chamado pelo Governo do RN para empreender um programa de construção de grupos escolares no interior. Contribuiu para a construção do Instituto Padre Miguelinho (doando o terreno para o estado) e foi fundador do primeiro Grupo de Escoteiros do Rio Grande do Norte.
9. Djalma Maranhão
Djalma Maranhão é considerado um dos principais prefeitos da História de Natal. Foi o primeiro prefeito eleito via eleição direta. Criou o projeto De pé no chão também se aprende a ler, que até hoje é uma referência quando se fala em alfabetização. Foi cassado durante a Ditadura Militar e morreu exilado em Montevidéu, Uruguai, aos 55 anos de idade.
10. Soldado Luiz Gonzaga
O Soldado Luiz Gonzaga foi assassinado em 1935 durante a Intentona Comunista no RN, que findou em um governo comunista de 4 dias em Natal. Luiz resistiu a ação dos soldados comunistas e morreu fuzilado. É considerado um dos heróis da PM/RN.
Militares Americanos da 2ª Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, Natal foi uma importante base dos Estados Unidos. Em 15 de abril de 1944, três soldados ingleses foram abatidos próximo à costa do Rio Grande do Norte. Eram eles: Sargento R. J. Uden (21 anos), Sargento W. J. Poling (22 anos), Oficial piloto G.D. Morris (23 anos).
Pessoas enterradas nos muros
Também há corpos enterrados nos muros do Cemitério do Alecrim. A fração ilustrada pela foto pertence a uma associação do Passo da Pátria, que aluga o espaço para quem não tem terreno no cemitério.
Figuras da Maçonaria

Esse é um dos jazigos que mais se destaca no Cemitério do Alecrim. Pertencente à Maçonaria do Rio Grande do Norte, chama mais atenção, inclusive, que o túmulo de Pedro Velho, que tem quase o tamanho de um apartamento de 49,5 m².
Post adaptado do portal Todo Natalense, para conferir a postagem original acesse: https://todonatalense.com.br/10-figuras-ilustres-que-estao-enterradas-no-cemiterio-do-alecrim-tem-ate-ex-presidente-da-republica/
Comentários
Postar um comentário