Pular para o conteúdo principal

Eleição no RN: Previsão só após a apuração



Por Ney Lopes

Não existe favoritismo em jogo de futebol, nem eleição. A classe política teima em não enxergar essa realidade, já tantas vezes confirmada nas urnas do RN.

Quem diria que Aluízio Alves, em 1960, fosse eleito governador, quando estava isolado na UDN, o seu partido, obrigado a aliar-se  a adversários ferrenhos do PSD, contra um sistema político no poder, que aglutinava quase a totalidade de prefeitos e vereadores.

Vitória - Em 1984, Geraldo Melo venceu a eleição para governador, com João Faustino ganhando em todas as pesquisas, até vésperas da eleição.

Vilma I – Em 1988, Vilma disputou a prefeitura de Natal contra Henrique Alves, amigo pessoal do então presidente José Sarney, a exemplo do atual candidato Rogério Marinho ao senado, que é amigo de Bolsonaro.

Foi montada superestrutura de apoio à Henrique e Vilma ganhou.

Vilma II -. Em 2002, com pesquisas iniciais altamente desfavoráveis, Vilma foi candidata a governadora, numa chapa formada por seu PSB e 2 outros partidos de baixa expressão eleitoral.

Fez uma campanha meteórica e ganhou dos favoritos na disputa, Fernando Freire e Fernando Bezerra.

Henrique- Em 2014, o deputado Henrique Alves montou a maior estrutura de campanha política já vista no estado. Aliou-se a sua adversária Vilma de Faria, que disputou ao seu lado o senado.

Aglutinou todas as forças econômicas do estado, em pról de sua campanha.

Abertas as urnas, todos perderam a eleição.

Agenor e Stevenson – Agenor Maria e Styvenson Valentim elegeram-se Senador, sem nenhum apoio de lideranças tradicionais. Os governadores eleitos à época foram adversários.

2022  I –  Serão diferentes os resultados da eleição de outubro próximo, com a influência das redes sociais e maior conscientização do eleitorado, em face da crise causada pela pandemia? 

O voto será livre, ou predominará o “cabresto” das estruturas milionárias, aliadas ao poder econômico e aos governos?

2002 II – A pergunta é se o favoritismo mostrado nas pesquisas poderá ser, ou não, alterado pelo voto dos “independentes” e “indecisos”, que no caso do Senado somam mais de 60%.

Previsão – Tudo indica, que continua atualíssima a frase de Ananias, zagueiro do Santa Cruz de Recife, quando dizia: “previsão ou prognóstico, eu só dou depois do jogo”.

A cautela recomenda, que Ananias tem razão.

É bom aguardar a apuração dos votos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig...

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de con...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...