Pular para o conteúdo principal

Reencontrar uma cidade



Estar em um lugar nem sempre significa estar em um lugar. Digo isso porque trabalhei durante anos em Caicó, cidade a pouco menos de cem quilômetros de Currais Novos, onde cresci. É preciso dizer que, historicamente, sempre houve alguma rivalidade entre as duas cidades, ambas conhecidas por suas festas de julho, sob os olhares gentis de Santana e do inverno potiguar, e não sei até que ponto isso pode ter influenciado de alguma maneira meus primeiros encontros com essa outra terra de Santana.

A rivalidade era tanta que Currais Novos se dizia a “Princesa do Seridó” enquanto Caicó se denominava a “Rainha” da região. Uma se empoleirava para falar de suas minerações e sofisticação, a outra tinha em suas atividades rurais e seu ar interiorano de casa grande os motivos de seu orgulho.

Mas a verdade é que, quando comecei a me dar conta dessa tal rivalidade, Currais Novos já arrastava os fantasmas de suas minas de scheelita, já em decadência devido à extração mais barata do minério em território chinês. Caicó continuava crescendo, misturando dinheiro e uma brejeirice charmosa que continua viva na cidade. Hoje, não há muito como comparar o desenvolvimento dos dois municípios, senão por algum resquício bairrista que perdure em nós, currais-novenses.

Retomando o que importa, se é que algo importa nesta história, passei anos indo duas a três vezes por semana até Caicó. No entanto, toda viagem se resumia a trabalho: saía de dentro do carro para dentro das duas escolas onde trabalhei. Terminava as atividades apressado, entrava outra vez no carro e voltava a Currais Novos. De fato, nunca pude andar por Caicó, aproveitar seus espaços, a brisa noturna que tenta arrefecer o calor calcinante de lá.

Até que estes dias fui convidado para um evento literário na cidade. Coisa simples, gente boa reunida, conversa franca e bonita no casarão que abriga a Casa de Cultura Popular da cidade. A noite agradável foi banhada por chuva e quem é de Currais Novos ou Caicó sabe que chuva é bênção e a pancada torrencial acompanhou toda a conversa do evento.

Uma caminhada breve pelas ruas agradáveis da Rainha, a conversa rápida com quem mora lá desde sempre: a dona da pousada, a senhora que vende comida caseira numa casa de arquitetura popular na região e que tinha um cardápio que variava de cachorro quente à tripa de porco frita, o casario antigo e bonito, reformado sem que se perdesse sua identidade, a comida boa e farta, a senhora com ares de Poderoso Chefão que comandava o caixa do restaurante ao ar livre, a companhia da amada e dos amigos, a boa conversa, a alegria simples caicoense, os cordelistas animados que ocupam a Casa de Cultura, a noite provinciana de Caicó.

Depois de tanto tempo indo até lá sem viver a cidade, uma tarde e noite rápidas me fazem querer voltar, querer encontrar o que não deixei por tantos anos, afinal só é possível viver aquilo a que nos permitimos. E é preciso permitir-se viver para se estar vivo, de verdade, presente, sem subterfúgios. Que assim seja e que o retorno venha em breve.

*Theo Alves é escritor e fotógrafo. 

CRÉDITO DA FOTO: Canindé Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022