Pular para o conteúdo principal

Após uma década da #RevoltaDoBusão, serviço de transporte público de Natal chega ao fundo do poço


Foto/Reprodução 

Por Daniel Menezes 

O transporte público de Natal chegou ao fundo do poço. Tudo concorre para o serviço não prestar – ausência de paradas cobertas numa cidade que tem período de chuvas torrenciais, poucas linhas, frota deteriorada, horários que não são respeitados, trajetos que mudam sem aviso, concessão pública sem controle. Nem sequer contrato existe.

O assunto não ganha centralidade principalmente porque os formadores de opinião da cidade e a sua classe social de origem e atuação não utilizam o serviço. Nem o empresariado que usa o transporte de forma indireta, além dos comerciantes que seriam beneficiados por uma melhor circulação de consumidores no município, se mobilizam. Deram de barato o problema.

Não é de se estranhar que o sistema tenha perdido usuários nos últimos anos. Se tem condições para tanto, comprar um carro, uma moto, andar de bicicleta ou passar a usar Uber vira algo central nos objetivos do cidadão. A pessoa acaba sacrificando outra área financeira de sua vida porque, sem a saída individual, a mobilidade desaparece.

Há pouco mais de uma década surgia a #RevoltaDoBusão em Natal. Movimento precursor das jornadas de junho, fez movimentações contra o serviço de transporte, contra a prefeita Micarla desde 2011 e não parou até 2013. Olhando em retrospectiva, o que o movimento conseguiu de concreto?

O fato é que a agenda (não o problema) desapareceu e o sistema de transporte público da cidade seguiu o caminho da degradação nos anos subsequentes.

Fala-se numa licitação do transporte para tudo resolver. É mais realista imaginar que trata-se de um passo importante para que o sistema tenha alguma regulação normativa. Mas, sem controle social, é pouco provável que a mudança se dê de maneira substantiva. Porque as empresas vão esticando a corda e, sem vigilância institucional, o fundo do poço torna a ser uma perspectiva concreta.

Enquanto a cidade do Natal não compreender que precisa participar ativamente do processo de construção e acompanhamento da política pública, é bem provável que tudo mude para ficar exatamente como se encontra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022