Pular para o conteúdo principal

Após uma década da #RevoltaDoBusão, serviço de transporte público de Natal chega ao fundo do poço


Foto/Reprodução 

Por Daniel Menezes 

O transporte público de Natal chegou ao fundo do poço. Tudo concorre para o serviço não prestar – ausência de paradas cobertas numa cidade que tem período de chuvas torrenciais, poucas linhas, frota deteriorada, horários que não são respeitados, trajetos que mudam sem aviso, concessão pública sem controle. Nem sequer contrato existe.

O assunto não ganha centralidade principalmente porque os formadores de opinião da cidade e a sua classe social de origem e atuação não utilizam o serviço. Nem o empresariado que usa o transporte de forma indireta, além dos comerciantes que seriam beneficiados por uma melhor circulação de consumidores no município, se mobilizam. Deram de barato o problema.

Não é de se estranhar que o sistema tenha perdido usuários nos últimos anos. Se tem condições para tanto, comprar um carro, uma moto, andar de bicicleta ou passar a usar Uber vira algo central nos objetivos do cidadão. A pessoa acaba sacrificando outra área financeira de sua vida porque, sem a saída individual, a mobilidade desaparece.

Há pouco mais de uma década surgia a #RevoltaDoBusão em Natal. Movimento precursor das jornadas de junho, fez movimentações contra o serviço de transporte, contra a prefeita Micarla desde 2011 e não parou até 2013. Olhando em retrospectiva, o que o movimento conseguiu de concreto?

O fato é que a agenda (não o problema) desapareceu e o sistema de transporte público da cidade seguiu o caminho da degradação nos anos subsequentes.

Fala-se numa licitação do transporte para tudo resolver. É mais realista imaginar que trata-se de um passo importante para que o sistema tenha alguma regulação normativa. Mas, sem controle social, é pouco provável que a mudança se dê de maneira substantiva. Porque as empresas vão esticando a corda e, sem vigilância institucional, o fundo do poço torna a ser uma perspectiva concreta.

Enquanto a cidade do Natal não compreender que precisa participar ativamente do processo de construção e acompanhamento da política pública, é bem provável que tudo mude para ficar exatamente como se encontra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...