Pular para o conteúdo principal

Ômicron: o que se sabe sobre a nova variante da covid-19



Variante foi identificada à OMS pelo governo da África do Sul no dia 24 de novembro | Pixabay 

Da Reuters 

O mundo entrou em alerta após a descoberta da nova variante sul-africana do coronavírus. Denominada ômicron, a cepa foi classificada como "variante de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está afligindo pesquisadores e cientistas sobre sua linhagem, que pode apresentar alterações prejudiciais na contenção da pandemia.


A cepa foi identificada pela primeira vez à OMS pelo governo da África do Sul, no dia 24 de novembro. Após a descoberta, a situação epidemiológica no país piorou significativamente. "Esta variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes de preocupação", informou a OMS em um comunicado, orientando os países a reforçarem os sistemas de vigilância.

Segundo pesquisas preliminares, a cepa traz uma preocupação particular quando o assunto é imunização, já que sua linguagem é composta por dezenas de modificações na parte do vírus que se liga às células humanas, chamada de "spike protein" ("espinhos de proteína"). Como a maior parte das vacinas disponíveis se baseia nessa proteína, há o temor de que a cepa escape dos anticorpos gerados pelos imunizantes. As condições, no entanto, ainda não são certas e dependem de novos estudos para serem confirmada.
+ Nova varia

Até o momento, todos casos da nova cepa confirmados em países da África, Europa e Ásia estão sendo monitorados. Conforme a OMS, novas pesquisas serão realizadas, mas há menos de 100 sequências completas da variante disponíveis, o que pode dificultar os estudos para determinar diferenças dessa cepa com as anteriores, como a Alfa e Delta, por exemplo, e seu impacto nos tratamentos disponíveis, como a vacina. A entidade reforçou que os vírus sofrem mutações, mas é preciso verificar se, neste caso, as mudanças tornaram o vírus mais forte e transmissível.

Como medidas de precaução, os países estão proibindo, temporariamente, voos procedentes das regiões do sul da África. Algumas nações também pediram para que os viajantes que estiveram nas áreas de risco nos últimos 14 dias fiquem em isolamento social e realizem novos testes para a doença. Para a população em geral, a OMS reforçou a necessidade das medidas sanitárias, como o uso de máscaras bem ajustadas, higiene das mãos e distanciamento físico. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022