Pular para o conteúdo principal

Governo do RN não informa quanto e com quem gasta em publicidade e propaganda


Por João Ricardo Correia JORNALISMO.JOR.BR

Em abril passado, no dia 9, publiquei o texto abaixo. O Governo do Rio Grande do Norte continua mudo. Um desrespeito à sociedade. A quem interessa não ser transparente na questão do gasto do dinheiro público? A governadora Fátima Bezerra está de acordo? Nenhum deputado da oposição à gestão petista defende a publicação das informações?

 

Há um mês, questionei o Governo do Rio Grande do Norte acerca dos gastos com publicidade e propaganda. Por meio do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão, escrevi: “Quero saber, para redigir matéria jornalística, os gastos do Governo do Rio Grande do Norte com publicidade/propaganda, na atual gestão de Fátima Bezerra. Preciso de detalhes, por ano, como quanto foi gasto e com quais veículos, incluindo emissoras de televisão, de rádio, site, portais e blogs. Quais as campanhas que motivaram os gastos?”. Recebi a confirmação do recebimento da minha solicitação, mas desde então, a resposta não veio.

Qual será o motivo para tanta demora? Um mês?! Que dificuldade estaria motivando a resposta do Governo? Esses gastos não estão registrados em um sistema informatizado, que possa emitir um relatório a qualquer momento? Tem alguém, governadora Fátima Bezerra, querendo ocultar a verdade logo na sua gestão, figura que eu conheço há pelo menos 25 anos, que ganhou notoriedade denunciando mazelas públicas e cobrando transparência da classe política?! Ou as respostas só chegam rapidamente aos comunicadores “parceiros”?

Quero deixar muito claro que não quero publicidade oficial neste blog, nem em minhas redes sociais. Como também deixo claro que exijo a resposta detalhada, como pedi. Minha função, como jornalista, é questionar. Sempre questionei e continuarei questionando. Comecei minha carreira como repórter da área policial, entrevistando bandidos das mais variadas espécies, em todos os cantos, pela manhã, à noite, de madrugada, chovendo ou fazendo sol e todos os dias eram úteis, aliás, para repórter, eles continuam sendo. Não tenho medo de bandidos. Respeito pessoas. Jamais serei subserviente, nem por salário, por cargo comissionado, por almoço, por fim de semana em pousada, nem por bolo recheado com trufas, por nada. Não escolhi ser jornalista para querer receber homenagens, nem para concorrer com colegas em concursos da melhor reportagem. É uma questão de consciência e forma de encarar a vida, nada contra quem age diferentemente.

O dinheiro público gasto, seja com a compra de um alfinete, seja com a compra de respiradores hospitalares, seja em campanhas publicitárias, deve ser justificado. Por respeito a cada cidadão que paga seus impostos. Não quero ser palmatória do mundo, nem querer aparecer como caçador de bruxas. Sou jornalista, não sou animador de rede social. Minha matéria-prima é a notícia.

Um mês se passou e persisto, como persisto nessa profissão que abraço apenas com o desejo de sobreviver dela, o que não tem sido fácil. É uma questão de escolha e cada escolha tem seu preço. Então, senhores e senhoras do Governo do Rio Grande do Norte, minha resposta será dada? Ou vocês continuarão como ratos, escondidos, desconfiados, sorrateiros?

Quanto foi gasto? Quem recebeu o dinheiro? Com quais critérios? Quanto estaria custando cada matéria publicada enaltecendo a gestão estadual? Em quais contas de pessoas jurídicas foi depositado o nosso dinheiro? Só tem eu interessado em saber disso? O Ministério Público também não teria interesse?

Comentários

  1. Gasta a verba comprando a mídia amiga ora. Jornalistas já são apoiadores do PT, remunerados então, ... é uma delicia. Pura amizade, tranquilo e favorável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...