Pular para o conteúdo principal

Governo do RN não informa quanto e com quem gasta em publicidade e propaganda


Por João Ricardo Correia JORNALISMO.JOR.BR

Em abril passado, no dia 9, publiquei o texto abaixo. O Governo do Rio Grande do Norte continua mudo. Um desrespeito à sociedade. A quem interessa não ser transparente na questão do gasto do dinheiro público? A governadora Fátima Bezerra está de acordo? Nenhum deputado da oposição à gestão petista defende a publicação das informações?

 

Há um mês, questionei o Governo do Rio Grande do Norte acerca dos gastos com publicidade e propaganda. Por meio do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão, escrevi: “Quero saber, para redigir matéria jornalística, os gastos do Governo do Rio Grande do Norte com publicidade/propaganda, na atual gestão de Fátima Bezerra. Preciso de detalhes, por ano, como quanto foi gasto e com quais veículos, incluindo emissoras de televisão, de rádio, site, portais e blogs. Quais as campanhas que motivaram os gastos?”. Recebi a confirmação do recebimento da minha solicitação, mas desde então, a resposta não veio.

Qual será o motivo para tanta demora? Um mês?! Que dificuldade estaria motivando a resposta do Governo? Esses gastos não estão registrados em um sistema informatizado, que possa emitir um relatório a qualquer momento? Tem alguém, governadora Fátima Bezerra, querendo ocultar a verdade logo na sua gestão, figura que eu conheço há pelo menos 25 anos, que ganhou notoriedade denunciando mazelas públicas e cobrando transparência da classe política?! Ou as respostas só chegam rapidamente aos comunicadores “parceiros”?

Quero deixar muito claro que não quero publicidade oficial neste blog, nem em minhas redes sociais. Como também deixo claro que exijo a resposta detalhada, como pedi. Minha função, como jornalista, é questionar. Sempre questionei e continuarei questionando. Comecei minha carreira como repórter da área policial, entrevistando bandidos das mais variadas espécies, em todos os cantos, pela manhã, à noite, de madrugada, chovendo ou fazendo sol e todos os dias eram úteis, aliás, para repórter, eles continuam sendo. Não tenho medo de bandidos. Respeito pessoas. Jamais serei subserviente, nem por salário, por cargo comissionado, por almoço, por fim de semana em pousada, nem por bolo recheado com trufas, por nada. Não escolhi ser jornalista para querer receber homenagens, nem para concorrer com colegas em concursos da melhor reportagem. É uma questão de consciência e forma de encarar a vida, nada contra quem age diferentemente.

O dinheiro público gasto, seja com a compra de um alfinete, seja com a compra de respiradores hospitalares, seja em campanhas publicitárias, deve ser justificado. Por respeito a cada cidadão que paga seus impostos. Não quero ser palmatória do mundo, nem querer aparecer como caçador de bruxas. Sou jornalista, não sou animador de rede social. Minha matéria-prima é a notícia.

Um mês se passou e persisto, como persisto nessa profissão que abraço apenas com o desejo de sobreviver dela, o que não tem sido fácil. É uma questão de escolha e cada escolha tem seu preço. Então, senhores e senhoras do Governo do Rio Grande do Norte, minha resposta será dada? Ou vocês continuarão como ratos, escondidos, desconfiados, sorrateiros?

Quanto foi gasto? Quem recebeu o dinheiro? Com quais critérios? Quanto estaria custando cada matéria publicada enaltecendo a gestão estadual? Em quais contas de pessoas jurídicas foi depositado o nosso dinheiro? Só tem eu interessado em saber disso? O Ministério Público também não teria interesse?

Comentários

  1. Gasta a verba comprando a mídia amiga ora. Jornalistas já são apoiadores do PT, remunerados então, ... é uma delicia. Pura amizade, tranquilo e favorável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022