Pular para o conteúdo principal

11 partidos vão ao TSE para Bolsonaro apresentar provas de fraude


Foto: reprodução/YouTube 

Um grupo de 11 partidos acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cobrar que o presidente Jair Bolsonaro seja obrigado a prestar esclarecimentos e apresentar provas sobre os ataques feitos às urnas eletrônicas. A petição é assinada por MDB, Solidariedade, PT, PDT, PSDB, PSOL, Rede, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB.

O pedido de interpelação do presidente foi encaminhado pelas legendas ao corregedor-geral eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, responsável por acompanhar os serviços da Justiça Eleitoral no País, incluindo a realização das eleições. A maioria dos partidos que assina a petição é de oposição, mas o movimento também contou com legendas que têm aliados de Bolsonaro no Congresso, como o MDB e o Solidariedade.

Na transmissão ao vivo pela internet em que prometia apresentar provas de fraude nas urnas eletrônicas, na última quinta-feira, 29, Bolsonaro não mostrou fatos novos, exibiu vídeos que circulam há anos nas redes sociais e nada comprovam e expôs análises enviesadas sobre apuração dos votos. Além disso, admitiu não ter provas, mas, sim, “indícios” de irregularidades no sistema.

"Nesse contexto, não se pode ignorar as banalidades divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro na noite do dia 29.07.2021, quando afirmou 'não ter provas, mas indícios' e voltou a atacar as instituições, ignorando a gravidade de suas levianas palavras que, longe de prestar qualquer contribuição à segurança das eleições, busca desmerecer os pilares democráticos e uma forma de eleição cuja confiabilidade vem sendo observada por quase um século, garantindo a alternância democrática em estrito reflexo da vontade popular", diz o documento apresentado pelos partidos.

Bolsonaro já foi questionado formalmente pelo TSE sobre as declarações, mas não apresentou nenhuma prova de irregularidade. Em tom de ameaça, o presidente disse reiteradas vezes que não haverá eleição no Brasil sem o voto impresso, ameaça rechaçada pelos demais Poderes. A proposta patrocinada por Bolsonaro é considerada "enterrada" no Congresso pela própria base de apoio ao governo, incluindo o Centrão.

Neste sábado, 31, em Presidente Prudente (SP), o chefe do Executivo voltou a atacar o sistema eleitoral e defendeu "eleições limpas, da forma que o povo deseja".

Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022