Pular para o conteúdo principal

Falha do poder público pode ter contribuído para aumento de suicídios em Natal

Agecom/UFRN

Um estudo realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (NUPED-UFRN) identificou e analisou os efeitos da omissão dos entes públicos em relação à estrutura da Ponte Newton Navarro ou Ponte de Todos, em Natal. Esse lapso no sistema de segurança é apontado como um dos fatores para o aumento de suicídios no local entre os anos de 2011 e 2019, como é publicada na pesquisa O trampolim da morte: o uso da ponte Newton Navarro como um equipamento de promoção a suicídios no município de Natal, Brasil, publicada recentemente.

Os responsáveis pela análise foram os pesquisadores Jhonatan Lima de Souza, Marysol Dantas de Medeiros e Pitágoras José Bindé, do NUPED.  No estudo, eles explicam que a vulnerabilidade estrutural da ponte e a falha do poder público estadual e municipal, acabaram sendo agravadas pela falta de apoio psicossocial a indivíduos e comunidades da cidade. Estes fatores em conjunto acabam por corroborar o aumento dos suicídios naquele local.

Para fazer o levantamento foi necessário identificar e discutir quais são as consequências da omissão dos entes públicos em relação ao sistema de segurança da ponte. “É possível inferir que a ponte Newton Navarro oferece um risco em potencial para a ocorrência de suicídios, pois na execução deste equipamento urbanístico faltaram os dispositivos de segurança e o resultado disto foi o aumento do risco de ocorrências”, afirma o estudo.

Desde a inauguração em 2007, a ponte apresentou-se como local de inúmeros casos e tentativas de suicídios na cidade de Natal. A pesquisa chama a atenção para o fenômeno. “Os suicídios podem ser intensificados por eventos atípicos, como a atual pandemia, por exemplo. Estes podem desencadear ou potencializar o sofrimento psíquico das pessoas e, por conseguinte, os problemas de saúde mental, aumentando o risco do comportamento suicida”, ressalta um trecho.

Além da necessidade de dispositivos de segurança como câmeras de monitoramento e telas de proteção nos guarda corpo da ponte, o estudo também ressalta que se faz necessário enfrentar o problema também com o fortalecimento do sistema de acolhimento e acesso ao tratamento em saúde mental na capital. O recorte também analisou o perfil socioeconômico das vítimas e mapeou a estrutura do sistema de atenção à saúde e acesso ao tratamento em saúde mental no município.

Os dados para a pesquisa foram levantados junto às plataformas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (MS), nas quais foram obtidas informações sobre o sistema de atenção à saúde em Natal. Tais informações foram validadas pela Secretaria Municipal de Saúde através Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VIGIDESASTRES). Os dados sobre o número de suicídios foram disponibilizados pelo Observatório da Violência (OBVIO). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022