Pular para o conteúdo principal

Falha do poder público pode ter contribuído para aumento de suicídios em Natal

Agecom/UFRN

Um estudo realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (NUPED-UFRN) identificou e analisou os efeitos da omissão dos entes públicos em relação à estrutura da Ponte Newton Navarro ou Ponte de Todos, em Natal. Esse lapso no sistema de segurança é apontado como um dos fatores para o aumento de suicídios no local entre os anos de 2011 e 2019, como é publicada na pesquisa O trampolim da morte: o uso da ponte Newton Navarro como um equipamento de promoção a suicídios no município de Natal, Brasil, publicada recentemente.

Os responsáveis pela análise foram os pesquisadores Jhonatan Lima de Souza, Marysol Dantas de Medeiros e Pitágoras José Bindé, do NUPED.  No estudo, eles explicam que a vulnerabilidade estrutural da ponte e a falha do poder público estadual e municipal, acabaram sendo agravadas pela falta de apoio psicossocial a indivíduos e comunidades da cidade. Estes fatores em conjunto acabam por corroborar o aumento dos suicídios naquele local.

Para fazer o levantamento foi necessário identificar e discutir quais são as consequências da omissão dos entes públicos em relação ao sistema de segurança da ponte. “É possível inferir que a ponte Newton Navarro oferece um risco em potencial para a ocorrência de suicídios, pois na execução deste equipamento urbanístico faltaram os dispositivos de segurança e o resultado disto foi o aumento do risco de ocorrências”, afirma o estudo.

Desde a inauguração em 2007, a ponte apresentou-se como local de inúmeros casos e tentativas de suicídios na cidade de Natal. A pesquisa chama a atenção para o fenômeno. “Os suicídios podem ser intensificados por eventos atípicos, como a atual pandemia, por exemplo. Estes podem desencadear ou potencializar o sofrimento psíquico das pessoas e, por conseguinte, os problemas de saúde mental, aumentando o risco do comportamento suicida”, ressalta um trecho.

Além da necessidade de dispositivos de segurança como câmeras de monitoramento e telas de proteção nos guarda corpo da ponte, o estudo também ressalta que se faz necessário enfrentar o problema também com o fortalecimento do sistema de acolhimento e acesso ao tratamento em saúde mental na capital. O recorte também analisou o perfil socioeconômico das vítimas e mapeou a estrutura do sistema de atenção à saúde e acesso ao tratamento em saúde mental no município.

Os dados para a pesquisa foram levantados junto às plataformas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (MS), nas quais foram obtidas informações sobre o sistema de atenção à saúde em Natal. Tais informações foram validadas pela Secretaria Municipal de Saúde através Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VIGIDESASTRES). Os dados sobre o número de suicídios foram disponibilizados pelo Observatório da Violência (OBVIO). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Ex-vice-prefeito do PT, é agredido por vizinho bolsonarista

O ex-vice-prefeito de Olinda Paulo Valença (PT) foi brutalmente agredido por um vizinho bolsonarista, ontem, na cidade de Paulista, onde vive atualmente. Segundo relato enviado a amigos, familiares e militantes do PT, o vizinho, identificado como Alberto, estava dedetizando seu apartamento e orientou o trabalhador da dedetização a fazer o procedimento com veneno também em um jardim e em um local onde há poço de água, sem combinar com os demais moradores do prédio. Valença, então, teria se queixado e o vizinho respondido com violência brutal. As informações são da Revista Fórum. Fotos postadas nas redes sociais mostram Paulo Valença com ferimentos na cabeça, no ombro e nos braços. Ele chegou a desmaiar com as agressões e o vizinho ainda tentou atirar uma pedra contra ele quando estava desacordado no chão. Segundo o petista, foi o trabalhador da dedetização, identificado como Mateus, que impediu o novo golpe. Valença diz que o vizinho agressor "odeia petista". O ex-vice-prefeit...