Pular para o conteúdo principal

Yves Gandra vê o STF transformado em “partido de oposição a Bolsonaro”


(Foto: Arquivo Pessoal/YGSM)

A perda de credibilidade do STF, renovada a cada sessão plenária, com xingamentos e falta total de decoro entre seus ministros e a cada julgamento onde a Corte legisla, governa, e esquece sua função de guardião da Constituição, poderá remeter a um futuro de instabilidade jurídica e institucional para o país.

O jurista Yves Gandra da Silva Martins, 86 anos, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e membro da Academia Brasileira de Filosofia, comentou em entrevistas esta semana , abordando o caso especifico do não reconhecimento do foro de Curitiba como competente para julgar apenas casos de Lula: “é inaceitável que uma decisão reafirmada por diversas instâncias da Justiça, e mesmo pelo próprio STF, mude com o passar dos anos. E o Ministro Fachin, que, em outros 10 casos, ter considerado que o foro era normal, neste caso concreto, por ser o [ex-]presidente Lula, conhecido no Brasil e no mundo, não sei se fosse qualquer outro o condenado, se o Supremo mudaria a jurisprudência. Houve mudança de jurisprudência”.

O STF é a favor da corrupção?

A impressão causada por decisões como essa, é de que o STF é a favor da corrupção. “Tenho visto hoje, quando converso com pessoas, elas falam sobre o Supremo ser favorável à corrupção no Brasil. E ao tomar decisões politicas, o STF se coloca hoje como o maior partido de oposição a Jair Bolsonaro.”

Além de intervir no poder Legislativo e no Poder Executivo, Yves Gandra Martins vê o STF invadindo competências de atribuições de outros poderes, “o que faz com que, ultimamente, as decisões têm trazido enorme insegurança jurídica”.

O STF sofre uma influencia muito forte dos ex-presidentes Lula e Dilma, responsáveis pela nomeação de sete dos atuais 11 ministros: Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowsli, Dias Toffoli, Rosa Weber, Luiz Fux, e Luis Roberto Barroso.

Revogação da PEC da Bengala

Uma renovação parcial seria possível, mediante a revogação da chamada PEC da Bengala, que estendeu até os 75 anos a permanência de ministros de tribunais superiores. Neste caso, abririam de imediato no STF, as vagas de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski, trazendo maior equilíbrio na composição do tribunal.

A Proposta de Emenda à Constituição 159/19, apresentada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), volta a fixar em 70 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas de União.

“A elevação de idade para aposentadoria compulsória, além de não proporcionar à administração pública qualquer benefício considerável, revelou-se extremamente prejudicial para a carreira da magistratura, que ficou ainda mais estagnada do que já era”, afirmou a deputada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...