Pular para o conteúdo principal

Ciro Gomes: “Assinei 3 pedidos de impeachment, o Lula não assinou nenhum”


Imagem: Reprodução 

Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer críticas ao ex-presidente Lula (PT) em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, na noite desta terça-feira (27), e lembrou que Lula não assinou nenhum pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto o pedetista assinou três peças acusatórias.

Ciro voltou a disparar contra o ‘lulopetismo’ e fez questão de registrar que sempre esteve na linha de frente da defesa da democracia brasileira, inclusive lutando contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT), ocorrido em 2016 e que é considerado por parte da população, sobretudo na esquerda, como um Golpe de Estado.

O pré-candidato à presidência da República em 2022 pelo PDT estava ‘afiado’, respondendo as perguntas de Greenwald com objetividade e sem ‘papas na língua’.

“Assinei 3 pedidos de impeachment, o Lula não assinou nenhum”, lembrou o ex-ministro, que novamente fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a quem comumente se refere como genocida e bandido.

Defesa da democracia

O ex-governador do Ceará se irritou com insinuações sobre seu compromisso com a democracia brasileira. “Qualquer (pessoa) do povo sabe, o lulopetista desonesto sabe também mas não reconhece, que eu sempre estive na primeira linha na luta pela defesa da democracia brasileira, sem voltar atrás em nenhuma ocasião”, disse Ciro, que então citou o processo de impeachment de Dilma Rousseff, o qual foi radicalmente contrário.

“O exemplo mais prático é que eu estava na luta contra o impeachment de uma presidente que destruiu a economia brasileira, que ‘fraudou’ as eleições no maior estelionato eleitoral depois do do FHC, na reeleição, com as mesmas características, e ainda assim eu estava na linha de frente e o Ceará, onde faço a minha militância, deu 2/3 dos votos contra o impedimento” – Ciro Gomes
Ciro ainda registrou que Renan Calheiros (MDB-AL) e Eunício de Oliveira (MDB-CE) lideraram o processo de impedimento de Dilma e que Lula os escolheu como aliados, novamente, já no ano seguinte após o “golpe”.

“Então ninguém venha me ‘ensinar’ democracia, muito menos o lulopetismo apodrecido brasileiro”, disparou.

Instituições cooptadas

O ex-prefeito de Fortaleza (CE) disse que os governos do PT no comando do Brasil acabaram por cooptar instituições que deveriam, ao contrário, ter sido protagonistas no primeiro governo progressista eleito desde a ditadura militar (1964-1985).

“O lulopetismo ao invés de empoderar as instituições acabou subornando parte boa delas, ou cooptando para inverter a sua função, que é expressar os valores da sociedade, para ser meios de transmissão da propaganda do governo”, criticou Ciro.

“Eu faço perguntas: cadê o exército do (João Pedro) Stédile (liderança do Movimento dos Sem Terra – MST)? Por que a CUT (Central Única dos Trabalhadores) não consegue entrar mais numa fábrica? Porque eles se transformaram, ao invés de vetores de defesa das questões dos trabalhadores, das questões dos sem terra, viraram elementos da propaganda do lulopetismo”, provocou o presidenciável pedetista.

Ciro concluiu sem medir palavras:

“E começaram a obrigar o militante da sociedade civil, que deve ser livre, independente, pode e deve ter suas simpatias ideológicas e partidárias, mas não pode se transformar, você agora ter um militante da luta do povo defendendo ladroeira, defendendo neoliberalismo, defendendo políticas sociais compensatórias, defendendo uma série de coisas indefensáveis como aquela que transformou o Brasil na pior distribuição de renda do planeta Terra”.

Com informações do Brasil Independente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...