Pular para o conteúdo principal

Ciro Gomes: “Assinei 3 pedidos de impeachment, o Lula não assinou nenhum”


Imagem: Reprodução 

Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer críticas ao ex-presidente Lula (PT) em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, na noite desta terça-feira (27), e lembrou que Lula não assinou nenhum pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto o pedetista assinou três peças acusatórias.

Ciro voltou a disparar contra o ‘lulopetismo’ e fez questão de registrar que sempre esteve na linha de frente da defesa da democracia brasileira, inclusive lutando contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT), ocorrido em 2016 e que é considerado por parte da população, sobretudo na esquerda, como um Golpe de Estado.

O pré-candidato à presidência da República em 2022 pelo PDT estava ‘afiado’, respondendo as perguntas de Greenwald com objetividade e sem ‘papas na língua’.

“Assinei 3 pedidos de impeachment, o Lula não assinou nenhum”, lembrou o ex-ministro, que novamente fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a quem comumente se refere como genocida e bandido.

Defesa da democracia

O ex-governador do Ceará se irritou com insinuações sobre seu compromisso com a democracia brasileira. “Qualquer (pessoa) do povo sabe, o lulopetista desonesto sabe também mas não reconhece, que eu sempre estive na primeira linha na luta pela defesa da democracia brasileira, sem voltar atrás em nenhuma ocasião”, disse Ciro, que então citou o processo de impeachment de Dilma Rousseff, o qual foi radicalmente contrário.

“O exemplo mais prático é que eu estava na luta contra o impeachment de uma presidente que destruiu a economia brasileira, que ‘fraudou’ as eleições no maior estelionato eleitoral depois do do FHC, na reeleição, com as mesmas características, e ainda assim eu estava na linha de frente e o Ceará, onde faço a minha militância, deu 2/3 dos votos contra o impedimento” – Ciro Gomes
Ciro ainda registrou que Renan Calheiros (MDB-AL) e Eunício de Oliveira (MDB-CE) lideraram o processo de impedimento de Dilma e que Lula os escolheu como aliados, novamente, já no ano seguinte após o “golpe”.

“Então ninguém venha me ‘ensinar’ democracia, muito menos o lulopetismo apodrecido brasileiro”, disparou.

Instituições cooptadas

O ex-prefeito de Fortaleza (CE) disse que os governos do PT no comando do Brasil acabaram por cooptar instituições que deveriam, ao contrário, ter sido protagonistas no primeiro governo progressista eleito desde a ditadura militar (1964-1985).

“O lulopetismo ao invés de empoderar as instituições acabou subornando parte boa delas, ou cooptando para inverter a sua função, que é expressar os valores da sociedade, para ser meios de transmissão da propaganda do governo”, criticou Ciro.

“Eu faço perguntas: cadê o exército do (João Pedro) Stédile (liderança do Movimento dos Sem Terra – MST)? Por que a CUT (Central Única dos Trabalhadores) não consegue entrar mais numa fábrica? Porque eles se transformaram, ao invés de vetores de defesa das questões dos trabalhadores, das questões dos sem terra, viraram elementos da propaganda do lulopetismo”, provocou o presidenciável pedetista.

Ciro concluiu sem medir palavras:

“E começaram a obrigar o militante da sociedade civil, que deve ser livre, independente, pode e deve ter suas simpatias ideológicas e partidárias, mas não pode se transformar, você agora ter um militante da luta do povo defendendo ladroeira, defendendo neoliberalismo, defendendo políticas sociais compensatórias, defendendo uma série de coisas indefensáveis como aquela que transformou o Brasil na pior distribuição de renda do planeta Terra”.

Com informações do Brasil Independente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig...

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de con...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...