Pular para o conteúdo principal

É grave o estado de saúde do blogueiro e ex-vereador de Natal Renato Dantas


Foto: Reprodução/Facebook 

Não é bom o estado de Saúde do ex-vereador e blogueiro de Natal, Renato Dantas, que continua intubado na UTI da Policlinica.

Eis o boletim divulgado na tarde desta sexta-feira:


Boletim Renato Dantas
26.03.2021

A condição de saúde de Renato Dantas estabilizou. Esse foi o quadro clínico explicado nesta sexta-feira (26) pelo médico intensivista da Policlínica Dr. Domingos Sávio que reafirmou que Renato continua sendo um paciente considerado grave e crítico e que as orações para ele devem continuar até que a doença seja eliminada do corpo dele.

Hoje, Renato apresentou novamente dificuldade para respirar, com pulmões rígidos e difíceis de ventilar. A equipe de saúde da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tentou colocá-lo na posição “pronar” para que os pulmões tivessem um estímulo diferente e quem sabe, uma melhoria nos alvéolos, aumentando a chance de troca gasosa, tanto pro oxigênio quanto pro gás carbônico. De acordo com o médico, não foi possível porque na ocasião da parada cardíaca – em 14 de março – e a manobra de reanimação, Renato teve fratura em quatro costelas, que o impede de ficar na posição de bruços pelo alto risco para o paciente (no caso das costelas perfurarem os pulmões).

A saturação de oxigênio se manteve, mas a quantidade de gás carbônico começou a reter no sangue. Como não há possibilidade da posição “prona”, a equipe decidiu aumentar para próximo ao máximo a pressão do aparelho respiratório o que também representa um risco de lesão pulmonar porque os alvéolos dos pulmões podem ser danificados. Mesmo assim, o médico disse que Renato está sendo muito bem assistido.

Os dados da saúde como a pressão sanguínea; a condição renal de urina (1.4) e eletrólitos do sangue também estão estáveis. A coagulação do sangue – que representa risco de trombose – está mantida nos índices normais, assim como a quantidade de glicose. A proteína reativa era de 436 foi pra 175, depois 88 e hoje está em 51.3 (quanto menor o número, menor também a inflamação).

A infecção, acompanhada pelos índices da leucometria, está também estabilizada nos 13 mil (o parâmetro normal é de 11 mil), mas está o mais próximo ao normal de todo o período da internação de Renato.

A avaliação geral do médico é que Renato piorou nas últimas 24h e hoje está nos parâmetros mais altos da ventilação mecânica, ou seja, com o aparelho no limite. Mesmo assim, as respostas de saturação de 100%, resultado esperado pela equipe médica colocam Renato na condição de recuperação de respiração e consequentemente, da saúde.

Aproveito o espaço do boletim para pedir que intensifiquem as orações por Renato Dantas. Sabemos que a última palavra é do médico dos médicos, Deus
🙏🏻✨

O boletim médico foi repassado pelo Dr. Domingos Sávio, precisamente às 14:30 do dia 26.03.2021 e repassada em primeira mão aos demais familiares de Renato, através da sua esposa Dayana Campos.


Por Thaísa Galvão 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022