Pular para o conteúdo principal

Mantida condenação para que Estado custeie cirurgia em paciente com problema de coluna


A 3ª Câmara Cível do TJRN, à unanimidade de votos, manteve sentença que condenou o Estado a custear uma cirurgia denominada de “Escoliose Idiopática do Adolescente” em benefício de uma paciente de 45 anos que sofre, há 21, com escoliose lombar com convexidade à esquerda e alterações degenerativas. No julgamento, entretanto, o Estado teve o pedido de arbitramento de verba honorária devida a si de forma equitativa, com a adoção do critério disposto no art. 85, § 8º, do CPC.

Na ação, a autora afirmou que é portadora de doença grave, consistente em severa deformidade da coluna vertebral e que, diante do seu quadro clínico, o tratamento médico indicado consiste em intervenção cirúrgica para correção de deformidade vertebral severa. Todavia, ao buscar atendimento na rede pública de saúde para realização da cirurgia, não obteve êxito.
 
Por este motivo, requereu à Justiça que seja determinado ao Estado do Rio Grande do Norte que providencie o tratamento médico indicado, juntamente com o fornecimento de todo o material necessário, requerendo inclusive a concessão de medida antecipatória de mérito. A 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal atendeu aos pedidos da paciente.

O Estado recorreu da sentença da primeira instância afirmando que esta deve ser parcialmente reformada, no sentido de arbitrar os honorários advocatícios sucumbenciais num valor fixo, mediante apreciação equitativa, tendo em vista se tratar de demanda que envolve o direito à saúde e na qual não é possível aferir-se o proveito econômico obtido.

Ao julgar o caso, o desembargador Amílcar Maia entendeu que, tendo sido comprovada a necessidade do procedimento cirúrgico prescrito à paciente, a sentença recorrida não merece reparos, sendo inconteste o direito da paciente ao custeio do tratamento da patologia que a acometeu.

No que diz respeito aos honorários advocatícios sucumbenciais, entendeu que assiste razão ao ente público, uma vez que a jurisprudência nacional vem decidindo que nas demandas envolvendo o direito à saúde, nas quais é inestimável o proveito econômico, a verba de sucumbência deve ser fixada por apreciação equitativa, conforme dispõe o artigo 85, §8º do CPC/2015.

(Processo nº 0833128-17.2019.8.20.5001)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig...

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de con...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...