Pular para o conteúdo principal

Estudantes relatam alto grau de abstenção nos locais de prova do Enem em Natal e ambulantes estimam queda de 60% nas vendas


Foto: Iara Cruz

Por Henrique Sá

O alto grau de abstenção nas salas que sediaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Natal, neste domingo (24), foi destaque no relato de estudantes que prestaram o concurso. De acordo com eles, caso todos os candidatos estivessem comparecido à prova, haveria superlotação nos ambientes, contrariando, assim, as exigências sanitárias de combate à contaminação por Covid-19.

"As pessoas estavam usando máscaras e havia álcool em gel na sala, mas, se todo mundo tivesse vindo, com certeza ia haver lotação", afirmou Marcelo Oliveira , 18, cuja prova foi realizada na Universidade Potiguar (UNP). O estudante almeja cursar Medicina.

Finalizando a graduação em Direito, mas prestando o Enem novamente a fim de cursar Odontologia, Karoline Dantas, 26, deteve semelhante percepção. Segundo ela, na sala em que estava, no Colégio Ateneu, mais de 30% dos candidatos faltaram. "Por isso deu para manter o distanciamento. Caso contrário, seria impossível", situou.

Quanto ao nível de dificuldade da prova – que, neste domingo, abrangeu Matemática e Ciências da Natureza – grande parte dos candidatos relatou que as questões estavam com grau mediano. 

"Consegui fazer bem a maioria", disse Igor Procópio, 31. "Estava um pouco mais fácil, na minha concepção, do que na vez anterior", avaliou.
 
Já o senhor  Luis Damasceno,  comerciante ambulante que aproveita as provas para ganhar um extra com a venda de água, pipoca e canetas, estimou queda de mais de 60% nas vendas comparado a anos anteriores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Ex-vice-prefeito do PT, é agredido por vizinho bolsonarista

O ex-vice-prefeito de Olinda Paulo Valença (PT) foi brutalmente agredido por um vizinho bolsonarista, ontem, na cidade de Paulista, onde vive atualmente. Segundo relato enviado a amigos, familiares e militantes do PT, o vizinho, identificado como Alberto, estava dedetizando seu apartamento e orientou o trabalhador da dedetização a fazer o procedimento com veneno também em um jardim e em um local onde há poço de água, sem combinar com os demais moradores do prédio. Valença, então, teria se queixado e o vizinho respondido com violência brutal. As informações são da Revista Fórum. Fotos postadas nas redes sociais mostram Paulo Valença com ferimentos na cabeça, no ombro e nos braços. Ele chegou a desmaiar com as agressões e o vizinho ainda tentou atirar uma pedra contra ele quando estava desacordado no chão. Segundo o petista, foi o trabalhador da dedetização, identificado como Mateus, que impediu o novo golpe. Valença diz que o vizinho agressor "odeia petista". O ex-vice-prefeit...