Pular para o conteúdo principal

Aplicativo do Ministério da Saúde recomenda que médicos receitem hidroxicloroquina para pacientes com sinais de COVID-19




O Ministério da Saúde anunciou na semana passada o aplicativo TrateCov para ajudar médicos a diagnosticar pacientes com sinais de COVID-19, sugerindo a prescrição de medicamentos com base em “rigorosos critérios clínicos”. No entanto, uma versão de testes que se tornou pública só incluía remédios sem comprovação científica contra o novo coronavírus, tal como a hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina.


O formulário do TrateCov que estava disponível ao público foi retirado do ar, mas ainda está disponível através do Internet Archive. Antes de ser removida, a página foi atualizada com o seguinte aviso: “esta versão do TrateCov é um ambiente de simulação que ficará disponível até que sejam realizados e validados os cadastros para registro dos profissionais de saúde na referida plataforma”.


O TrateCov pede alguns dados sobre o paciente para sugerir um tratamento. Você precisa inserir a data de nascimento, peso, altura, comorbidades (como hipertensão, diabetes e asma) e sintomas (como febre, dor de cabeça ou náusea).

Além disso, é necessário informar quantas vezes a pessoa frequentou determinados lugares nas duas últimas semanas, incluindo trabalho, transporte público, supermercado, bar, praia ou festa.


O Ministério da Saúde está testando o TrateCov em Manaus, instalando tendas ao lado dos postos de saúde para capacitar médicos a utilizar essa ferramenta ao atenderem pacientes que chegam com sintomas de COVID-19. A ideia é expandir o app para todas as unidades de saúde da capital do Amazonas; e depois, para todo o país.

Nesta terça-feira (19), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (ABM) emitiram uma nota conjunta, lembrando que “as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Anvisa”.

Segundo as duas entidades, “as melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no ‘tratamento precoce’ para a COVID-19 até o presente momento”. Elas também criticam “negacionistas que são contra as vacinas e contra as medidas preventivas cientificamente comprovadas”, como o isolamento social e uso de máscara.

Na semana passada, o Twitter ocultou um post do presidente Jair Bolsonaro por promover antimaláricos como tratamento precoce contra a doença. Segundo a rede social, a mensagem violou regras “sobre a publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à COVID-19”. O Brasil representa 10% das mortes no mundo causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Ex-vice-prefeito do PT, é agredido por vizinho bolsonarista

O ex-vice-prefeito de Olinda Paulo Valença (PT) foi brutalmente agredido por um vizinho bolsonarista, ontem, na cidade de Paulista, onde vive atualmente. Segundo relato enviado a amigos, familiares e militantes do PT, o vizinho, identificado como Alberto, estava dedetizando seu apartamento e orientou o trabalhador da dedetização a fazer o procedimento com veneno também em um jardim e em um local onde há poço de água, sem combinar com os demais moradores do prédio. Valença, então, teria se queixado e o vizinho respondido com violência brutal. As informações são da Revista Fórum. Fotos postadas nas redes sociais mostram Paulo Valença com ferimentos na cabeça, no ombro e nos braços. Ele chegou a desmaiar com as agressões e o vizinho ainda tentou atirar uma pedra contra ele quando estava desacordado no chão. Segundo o petista, foi o trabalhador da dedetização, identificado como Mateus, que impediu o novo golpe. Valença diz que o vizinho agressor "odeia petista". O ex-vice-prefeit...