Pular para o conteúdo principal

A 'Lambança' das Forças de Segurança do RN após prisão morador de rua que quase foi parar na prisão suspeito de um crime que não cometeu


Imagem: Reprodução/Via Certa Natal

Por Henrique Sá 

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar anunciou nesta terça-feira(26), a prisão de um morador de rua que estava no Bairro de Neópolis, após uma denúncia anônima informar que ele, seria Aluízio Farias Batista, que dirigia o ônibus no Carnaval de 1984 quando atropelou e matou 19 pessoas durante um bloco de rua na altura do Viaduto do Baldo. O setor de inteligência do Bope foi responsável por investigar o homem e efetuou a prisão.

Vídeos e fotos logo se espalharam pelas redes sociais.  Imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostraram o morador de rua com características de perturbação mental ao chegar à delegacia.


A prisão pegou a população de Natal de surpresa haja visto a repercussão do caso. 

O suspeito até o momento era considerado foragido desde a tragédia há 37 anos. Segundo a polícia, ele negou, inicialmente, sua real identidade. Mas depois confessou, afirmou o delegado Frank Albuquerque. 

O caso, é uma aberração para a  segurança pública do Rio Grande do Norte, após o ITEP anunciar que todo o espetáculo midiático das forças de segurança não passou de uma  enorme 'lambança e trapalhada'  que por pouco não colocou um pobre morador de rua atrás das grades.

Encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde passou por exames para ser identificado. O ITEP concluiu, no exame, que ele não é o foragido. 

No Brasil, não existem dados oficiais sobre a quantidade de acusados ou presos injustamente, mas o caso envolvendo o morador de rua de Natal, é apenas um, em meio a milhares de pessoas que estão presos por crimes ao qual não cometeram no país.

Procurado pelo Potiguar News, o advogado Rafael Tucherman, um dos diretores da ONG Innocence Project afirmou que o Brasil se acostumou a condenar mesmo sem provas suficientes. "Você tem a palavra da polícia, e só”, avalia. "A maior parte das condenações incorretas acontecem na fase do reconhecimento do suspeito". 

“A prisão preventiva antecipa o dano da condenação. Até você provar, já se passaram quatro anos. O que sabemos é que o reconhecimento é um método equivocado e acaba sendo a causa predominante dos erros. Para as investigações, ela é prova absoluta, e as polícias fecham os olhos para outras possibilidades”, explica. 

Para o diretor da ONG Innocence Project, quando o erro acontece, não há como reparar. “A injustiça abala no financeiro, no psicológico, no emocional. Já é complicado pensar se é possível reparar esses danos de alguma forma e, no Brasil, raramente temos indenizações – e quando tem são valores irrisórios”, pontua. 

No Brasil, desde o fim de 2016, a ONG Innocence Project já recebeu 1.600 pedidos de ajuda de pessoas que alegam estarem injustamente presas. Atualmente, 20 casos estão sendo estudados pela iniciativa, que conta com a ajuda de três advogados. Quatro pessoas já conseguiram reconquistar a liberdade após a atuação do projeto. Um dos casos foi o borracheiro Antônio Cláudio Barbosa de Castro, 36, que foi condenado por estupro. Castro foi detido em 2014, confundido com um suspeito de crimes sexuais conhecido como “maníaco da moto” no Ceará. O borracheiro foi condenado a nove anos em regime fechado e na época chegou a ser identificado por quatro vítimas como o responsável pelas agressões.


Sobre o caso do morador de rua de Natal, a pergunta é: quem vai indenizar esse pobre morador de rua com problemas mentais do constrangimento sofrido pela trapalhada das Forças de Segurança Estadual?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig...

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de con...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...