Terra Legal: Fátima mediou um acordo entre proprietários de terra e famílias de agricultores, impedindo uma ação de reintegração de posse
Pela 1ª vez na história, Governo do Estado mediou um acordo entre proprietários de terra e famílias de agricultores, impedindo uma ação de reintegração de posse. Hoje, 72 famílias de agricultores da comunidade rural São João dos Carneirinhos, em Assu, receberam um terreno de 173 hectares e o valor de R$ 250 mil para investimentos comunitários da empresa Graúnas Agropecuária Ltda. A Graúnas planeja implantar um complexo de energia solar no terreno de mil hectares, e através da mediação do CERCFR, a empresa destinou uma área de 173 hectares para realocação das famílias, além do pagamento da verba indenizatória de R$ 250 mil.
As famílias vão se organizar em lotes produtivos individuais para cultivo de frutas, feijão e verduras; criação de pequenos animais e a verba indenizatória será investida na construção de uma escola e um posto de saúde. O acordo extrajudicial é fruto do trabalho desenvolvido pela Sedraf e pelo Comitê Estadual de Resolução de Conflitos Fundiários Rurais (CERCFR), reativado pelo Governo do RN em setembro de 2019. A negociação contou com a participação do senador Jean Paul Prates, Gabinete Civil do RN, Polícia Militar, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assu.
Comentários
Postar um comentário