Pular para o conteúdo principal

OLIGARQUIAS QUE COMANDAM CIDADES HÁ MAIS DE 20 ANOS NO SERIDÓ ESTÃO AMEAÇADAS




Por David Medeiros 

Símbolo da  República Velha  — o coronelismo —  que teve origem no período colonial através da figura do coronel,  segue ainda até hoje no interior do Rio Grande do Norte. É o caso dos municípios de Parelhas e São João do Sabugi, na Região do Seridó potiguar. As cidades são controladas há mais de (20) vinte anos por grupos políticos locais que  se revezam no Poder. 

Parelhas, atualmente administrada pelo prefeito Alexandre Petronilo(MDB), é dominada pela oligarquia PT/MDB  através dos ex-prefeitos. Francisco do PT, atualmente deputado estadual, que administrou a cidade por duas vezes,  e omédico  Dr.Antonio Petronilo(MDB),  no qual já administrou o execultivo local por três vezes e que é pai do atual gestor. 

No Município, a rejeição aos Governos Estadual e Municipal já tem reflexo nas eleições municipais. O atual prefeito, Alexandre, perde em todas as pesquisas de intenção de voto para o médico Dr.Thiago Almeida(PSDB), que lidera a corrida pela prefeitura com chances reais de vitória em 15 de Novembro.





Já no Município de São João do Sabugi, outra cidade dominada há mais de 20 anos pelo ex-prefeito Aníbal Pereira(MDB), tem como atual prefeita, sua sobrinha Lydice Brito(MDB). Rejeitada pela maioria da população,  ela abdicou de disputar à reeleição para apoiar o projeto do tio em conquistar pela sexta vez a prefeitura local. Conhecido pelo seu alto poder financeiro,  Aníbal que é considerado um grande fazendeiro na Região Seridó,  vai enfrentar no pleito deste ano o vereador e ex-lavador de caixa d´agua, Rutênio Medeiros( PSB). 

A disputa na cidade, apesar de  desigual no aspecto financeiro, têm chamado atenção devido a possibilidade real de um ex-lavador de caixa d´agua derrotar o chefe de uma das últimas oligarquias que se mantêm no poder no interior do Estado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig

Isolda, George Soares e Francisco do PT lideram corrida à Assembleia Legislativa do RN

A deputada Isolda Dantas (PT), lidera a corrida para à Assembleia Legislativa  do Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Sensatus/Band. Isolda, tem 1,26% das intenções de voto, seguida pelo deputado George Soares, com 1,14%. O deputado Francisco do PT, com vem logo em seguida com 1,08% das intenções de voto, cada.  Os deputados Kelps Lima e Nélter Queiróz tem 0,78%.   Cristiane Dantas e  Getúlio Rêgo aparecem com 0,72%. Dr.Bernardo Amorim, Dr.Kerginaldo e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, tem 0,60% cada, encerrando a lista entre os mais citados. Não sabem ou afirmaram votar branco e nulo são 82,42%. Dados da pesquisa  A pesquisa Sensatus/Band realizou 1.666 entrevistas entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Rio Grande do Norte. O levantamento terá margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01195/2022