Nas eleições desse ano, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), contarão com mais de 2 milhões de mesários e apoiadores - considerando quatro mesários por seção eleitoral - e 148 milhões de eleitores. De acordo com o TSE, cada seção tem 435 eleitores em média, que representa um pequeno aumento em relação ao pleito anterior, em razão de o Tribunal não ter conseguido concluir a licitação de novas urnas eletrônicas.
Uma novidade para este ano é a forma como sera feita a justificativa de ausência na votação. Diferente de pleitos anteriores, em que eleitores que estavam fora do seu domicílio eleitoral precisavam se deslocar a um local de votação para justificar sua ausência, neste ano, a justificativa será feita por meio do aplicativo de celular E-Título.
Para diminuir o risco de aglomeração, o TSE aumentou em uma hora o período de votação, que agora será realizado entre 7h e 17h. Desse horário, idosos vão ter preferência no intervalo das 7h às 10h, o que não anula a possibilidade de uma pessoa com idade superior a 60 votar após às 10h, como garantiu o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
O plano prevê também a exclusão do reconhecimento biométrico e diminuirá o contato entre o eleitor e o mesário.
O uso de máscaras será obrigado para todos e o frascos de álcool em gel serão disponibilizados. Por meio de uma parceria com a iniciativa privada, o TSE irá disponibilizar máscaras e face shilds a todos os cercas de 2 milhões de mesários esperados para eleição. Um restante das máscaras ficará de reserva caso algum eleitor esqueça a sua.
Comentários
Postar um comentário