Pular para o conteúdo principal

COVID-19 : 80% das pessoas internadas têm deficiência de vitamina D, diz estudo




Desde que passou a assolar a população mundial, a COVID-19 atrai a atenção de especialistas da área da medicina. Por conta disso, vários estudos são levantados dia após dia. Nesta terça (27), uma pesquisa científica feita por membros da Universidade de Cantábria e do Hospital Marqués de Valdecilla (em Santander, Espanha) e publicada no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism trouxe informações acerca da relação entre a vitamina D e a doença responsável por essa pandemia que vivemos.

De acordo com a análise em questão, baixos níveis da vitamina D foram mais frequentes em um grupo de 216 pacientes internados com a doença em um hospital na Espanha na comparação com 197 pessoas fora do hospital. Os pesquisadores constataram a deficiência de vitamina D entre 82,2% das pessoas hospitalizadas, contra 47,2% no grupo usado para comparação, chamado de "controle".

As pessoas hospitalizadas que estavam com baixos níveis de vitamina D mostraram um percentual maior (26,6%, com 12 dias) de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do que pessoas com níveis satisfatórios de vitamina D (12,8%, com 8 dias no hospital). É interessante ressaltar que no estudo, os hospitalizados com COVID-19 e com baixos níveis de vitamina D tinham justamente maior probabilidade de terem também doenças crônicas.

Os autores notaram uma associação entre a presença da vitamina D e a COVID-19, mas não uma causalidade, então ainda não é possível dizer concretamente que a deficiência de vitamina D leva ao adoecimento ou que o reforço de vitamina D possa proteger contra a doença. "Os níveis de vitamina D devem ser interpretados com cautela, uma vez que a população sob risco de uma infecção pelo (vírus) Sars-CoV-2 grave é provavelmente a mesma sob risco de deficiência de vitamina D", consta no artigo.


Os especialistas que assinaram a análise observam que os resultados publicados indicam que o reforço de vitamina D pode ser importante para grupos sob risco — como idosos vulneráveis a fraturas, osteoporose e perda muscular, mas reiteram que a conclusão obtida se limita a um hospital, o que impede a generalização, pelo menos por enquanto.

COVID-19 e vitamina D

Essa não é a primeira vez que se faz uma relação entre a COVID-19 e a vitamina D. Em meados de setembro, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, também publicados pela revista científica Public Library of Science One (PLOS ONE), apontaram que a suficiência de vitamina D está ligada a uma diminuição significativa do nível de marcadores inflamatórios dentro do organismo e a níveis mais elevados de células imunológicas no sangue.

Nesse caso, o grupo coletou amostras de sangue de 235 pacientes internados em hospitais e diagnosticados com a COVID-19. A partir disso, mediram os níveis de vitamina D e os associaram com a gravidade da infecção, a perda de consciência e a dificuldade para respirar. A análise observou que pacientes com mais de 40 anos que tinham níveis suficientes de vitamina D apresentavam 51% menos probabilidade de morrer em decorrência da COVID-19.


Além disso, a Universidade de Córdoba, na Espanha, publicou um estudo do tipo RCT (randomizado e controlado), com a Vitamina D sendo administrada para pacientes com a COVID-19. Nesse trabalho, foram avaliados 76 pacientes com esse quadro. Do total, 50 pessoas receberam vitamina D junto ao tratamento básico do hospital para os casos de coronavírus. Já os outros 26 eram parte do grupo controle e receberam, apenas, o tratamento básico. A terapia era composta por uma combinação de hidroxicloroquina com azitromicina.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 10 figuras ilustres do Rio Grande do Norte que estão enterradas no Cemitério do Alecrim em Natal

Foto: Reprodução  Construído em 1856, após um surto de cólera em Natal, o Cemitério do Alecrim surgiu antes mesmo da fundação do próprio bairro. O espaço possui desde túmulos suntuosos, de famílias tradicionais e abastadas, até túmulos de pessoas de menor poder aquisitivo, muitas delas vítimas da violência urbana da nossa cidade. Nesta segunda-feira (1°), véspera do Dia de finados, vamos listar algumas das ilustres personalidades que foram enterradas no local. Ao fazer isso, também estimulamos a sua visita, já que a riqueza histórica e arquitetônica do local é um convite para a população. 1. Januário Cicco Januário Cicco é um dos mais importantes nomes da medicina potiguar de todos os tempos. Nascido em São José de Mipibu, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia e retornou para Natal para instalar um consultório na casa dos pais. Foi fundador da Maternidade Escola que hoje leva seu nome, além de ter criado o primeiro Banco de Sangue e o primeiro Serviço de Pronto Socorro do Rio...

Folha destaca aliança PT e MDB no RN que já alcança 8 Estados

Da Folha de S. Paulo  Em mais uma articulação em sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou nesta terça-feira (24) em Natal com o ex-senador Garibaldi Alves (MDB) e o filho dele, o deputado federal Walter Alves (MDB). A conversa teve como pauta o tabuleiro político nacional e local para as eleições do próximo ano. Lula tenta atrair apoios para além da esquerda para sua provável candidatura e também para o palanque da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que vai concorrer à reeleição no próximo ano. O interesse de Lula na aliança com o MDB no Rio Grande do Norte foi externado publicamente em uma entrevista do ex-presidente a uma rádio local, na tarde desta terça. “Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo”, respondeu, ao ser questionado sobre a aliança. Com a aproximação com o MDB potiguar, já chega a sete os estados do Nordeste com os quais Lula negocia o apoio dos emedebistas. Também há um mo...

Ex-vice-prefeito do PT, é agredido por vizinho bolsonarista

O ex-vice-prefeito de Olinda Paulo Valença (PT) foi brutalmente agredido por um vizinho bolsonarista, ontem, na cidade de Paulista, onde vive atualmente. Segundo relato enviado a amigos, familiares e militantes do PT, o vizinho, identificado como Alberto, estava dedetizando seu apartamento e orientou o trabalhador da dedetização a fazer o procedimento com veneno também em um jardim e em um local onde há poço de água, sem combinar com os demais moradores do prédio. Valença, então, teria se queixado e o vizinho respondido com violência brutal. As informações são da Revista Fórum. Fotos postadas nas redes sociais mostram Paulo Valença com ferimentos na cabeça, no ombro e nos braços. Ele chegou a desmaiar com as agressões e o vizinho ainda tentou atirar uma pedra contra ele quando estava desacordado no chão. Segundo o petista, foi o trabalhador da dedetização, identificado como Mateus, que impediu o novo golpe. Valença diz que o vizinho agressor "odeia petista". O ex-vice-prefeit...