Pular para o conteúdo principal

COVID-19 : 80% das pessoas internadas têm deficiência de vitamina D, diz estudo




Desde que passou a assolar a população mundial, a COVID-19 atrai a atenção de especialistas da área da medicina. Por conta disso, vários estudos são levantados dia após dia. Nesta terça (27), uma pesquisa científica feita por membros da Universidade de Cantábria e do Hospital Marqués de Valdecilla (em Santander, Espanha) e publicada no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism trouxe informações acerca da relação entre a vitamina D e a doença responsável por essa pandemia que vivemos.

De acordo com a análise em questão, baixos níveis da vitamina D foram mais frequentes em um grupo de 216 pacientes internados com a doença em um hospital na Espanha na comparação com 197 pessoas fora do hospital. Os pesquisadores constataram a deficiência de vitamina D entre 82,2% das pessoas hospitalizadas, contra 47,2% no grupo usado para comparação, chamado de "controle".

As pessoas hospitalizadas que estavam com baixos níveis de vitamina D mostraram um percentual maior (26,6%, com 12 dias) de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do que pessoas com níveis satisfatórios de vitamina D (12,8%, com 8 dias no hospital). É interessante ressaltar que no estudo, os hospitalizados com COVID-19 e com baixos níveis de vitamina D tinham justamente maior probabilidade de terem também doenças crônicas.

Os autores notaram uma associação entre a presença da vitamina D e a COVID-19, mas não uma causalidade, então ainda não é possível dizer concretamente que a deficiência de vitamina D leva ao adoecimento ou que o reforço de vitamina D possa proteger contra a doença. "Os níveis de vitamina D devem ser interpretados com cautela, uma vez que a população sob risco de uma infecção pelo (vírus) Sars-CoV-2 grave é provavelmente a mesma sob risco de deficiência de vitamina D", consta no artigo.


Os especialistas que assinaram a análise observam que os resultados publicados indicam que o reforço de vitamina D pode ser importante para grupos sob risco — como idosos vulneráveis a fraturas, osteoporose e perda muscular, mas reiteram que a conclusão obtida se limita a um hospital, o que impede a generalização, pelo menos por enquanto.

COVID-19 e vitamina D

Essa não é a primeira vez que se faz uma relação entre a COVID-19 e a vitamina D. Em meados de setembro, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, também publicados pela revista científica Public Library of Science One (PLOS ONE), apontaram que a suficiência de vitamina D está ligada a uma diminuição significativa do nível de marcadores inflamatórios dentro do organismo e a níveis mais elevados de células imunológicas no sangue.

Nesse caso, o grupo coletou amostras de sangue de 235 pacientes internados em hospitais e diagnosticados com a COVID-19. A partir disso, mediram os níveis de vitamina D e os associaram com a gravidade da infecção, a perda de consciência e a dificuldade para respirar. A análise observou que pacientes com mais de 40 anos que tinham níveis suficientes de vitamina D apresentavam 51% menos probabilidade de morrer em decorrência da COVID-19.


Além disso, a Universidade de Córdoba, na Espanha, publicou um estudo do tipo RCT (randomizado e controlado), com a Vitamina D sendo administrada para pacientes com a COVID-19. Nesse trabalho, foram avaliados 76 pacientes com esse quadro. Do total, 50 pessoas receberam vitamina D junto ao tratamento básico do hospital para os casos de coronavírus. Já os outros 26 eram parte do grupo controle e receberam, apenas, o tratamento básico. A terapia era composta por uma combinação de hidroxicloroquina com azitromicina.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barragem Armando Ribeiro acumula 46% da sua capacidade

Foto/Bruno Andrade Maior reservatório hídrico do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 46,22% de sua capacidade, correspondente a 1.096.750.351. Sua capacidade total, que é de 2.373.066.510. Na semana passada, estava com 45,98%. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 208.131.310 m³, correspondentes a 34,71% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 24 de janeiro o manancial estava com 209.174.530 m³, correspondentes a 34,88% da sua capacidade total. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 167.740.929 m³, equivalentes a 57,29% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 24 de janeiro, o manancial estava com 168.375.607 m³, percentualmente, 57,50% da sua capacidade total. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potig...

Dr.Bernardo, Tomba e Kléber Rodrigues lideram para Deputado Estadual no RN; veja quem são os mais citados

O deputado estadual Dr.Bernardo, lidera a corrida para  deputado estadual no Rio Grande do Norte. É o que aponta Pesquisa Ranking/IP Sensus, realizada entre 27 de Setembro e 1° de Outubro.  Dr.Bernardo tem, 1,69%, Tomba, 1,57% e Kleber Rodrigues, 1,02%. Os três lideram, seguidos por: Nélter, Ezequiel e professora Nilda, com 0,90% cada. Em seguida aparecem, Getúlio Rêgo e George Soares com 0,84%. Francisco do PT, tem 0,72%.  Rosalba, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Cristiane Dantas somam 0,66%, cada. Ivan Júnior, Raimundo Fernandes e Terezinha Maia, aparecem logo em seguida empatados com 0,60% Albert Dickson, Ubaldo, Galeno Torquato, Souza e Adjuto Dias, tem 0,48%, cada. Veja os nomes mais citados para Deputado Estadual no Rio Grande do Norte: A pesquisa Ranking/IP Sensus foi realizada nos dias 27 de setembro e 1° de outubro com 1652 entrevistados, em 87 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos com intervalo de con...

Amalista aponta 60 nomes favoritos nas Eleições Municipais 2020

O analista político potiguar, Leão João, está de volta. Desta vez com prognósticos para as Eleições Municipais de 2020. Ao contrário dos institutos de pesquisas que entrevistam o eleitor presencialmente ou via telefone, Leão João faz andanças pelo Estado, sondando o cenário em conversas com lideranças políticas e ouvindo o povo. Para as eleições deste ano, Leão João já cravou seu palpite sobre a sucessão municipal em 60 municípios. Segundo ele, desde o mês de janeiro viaja pelo interior do RN analisando e pesquisando o cenário político com vistas às eleições de 15 de novembro.  Desde 1980, Leão João realiza trabalho de inteligência em todo Estado e sempre tem acertado seus prognósticos. Para se ter uma idéia, o percentual de acerto das previsões de Leão João é de 96%, numero que o credencia como um dos mais respeitados analista do Estado. Sua experiência ao longo desses 30 anos de vivência e o número de acerto o tornou o observador mais procurado pela classe política para fazer a...